quinta-feira, novembro 30, 2006

(In)Utilidades de uma terça-feira

Estou sem idéia, sem imaginação. Ao mesmo tempo, sinto uma vontade quase irresistível de escrever. Escrever qualquer coisa, é verdade. Escrevo, portanto, alguns apontamentos sobre o dia de ontem.

**********

Todas as estações em só dia. Da mais densa neblina ao céu estrelado, com lua crescendo aos poucos. Do sol forte aos relâmpagos. Da garoa ao nublado que parecia outono. Temporal. A serra nas mais lindas cores.

**********

Comecei a amadurecer a pré-idéia que tive, terminando o banho uns dias atrás, de mudar todo, ou quase todo, o projeto da minha tese. Cismei de trabalhar Hilda Hilst. Mas não penso em abandonar Clarice Lispector. Pensei em trabalhar com a produção literária de motivação mais evidentemente financeira. É que saiu, já há alguns meses, um livro da Clarice chamado Correio feminino, uma coletânea de artiguinhos que ela escrevia para uma atriz. São bastante frívolos os artigos, pelo que vi na Fnac. E há também A via crucis do corpo, livro de contos escritos por encomendas. Pronto. "Mulheres que vendem". "Vender, escrever: estudos sobre a motivação de criação literária na escrita feminina". Mais idéias para possíveis títulos, por favor. E então eu associo os textos da Clarice, de alguma forma - eu tenho meus métodos -, ao tapa com luvas de pelica (ou gancho de direita, mesmo) que a Hilda Hilst deu no mercado editorial com O caderno rosa de Lori Lamby. Posso estar com idéias equivocadas. Mas são idéias. E acho que meu orientador vai comprar...

**********

Mas a Fnac é muito cara - dá até raiva! Ainda assim, saí de lá com um livro e dois CD´s, que ouvi na volta pra casa.

**********

Almoço no La Mole (seria melhor se não fosse no Barrashopping) com namorado. Exposição das idéias da possível futura tese. "Aluísio Azevedo é no Brasil talvez o único escritor que ganha o pão exclusivamente à custa de sua pena. mas note-se que apenas ganha o pão: as letras no Brasil ainda não dão para a manteiga..." Ótima a frase do Valentim Magalhães! Ótimo o google que me "lembrou" o autor da frase...

**********

É claro que Paulo Coelho ainda nem sonhava em nascer.

**********

E pra que eu fui tocar no assunto? Sim, lá está Paulo Coelho em todas as listas de mais vendidos, claro. Se a Hilda Hilst fosse viva e não conseguisse publicar suas poesias, iria escrever um livro de misticismo-auto-ajuda-descoberta-do-seu-eu-em-um-caminho-mágico em vez de bananeiras... ops, bandalheiras. Acho que venderia mais; o mundo está muito politicamente correto.

**********

O pior lugar para se comprar qualquer coisa é o Barrashopping. Uma sensação de completa impotência me toma. Eu não consigo me ordenar, eu não consigo ler tanta informação. E há aquelas terríveis sapatarias em que é preciso um leitor de código de barras para poder processar os milhares de modelos de sapatos - invariavelmente horrorosos - entulhados na vitrine.

**********

Mas consegui, enfim, comprar a sandália vermelha que queria há algum tempo. Só não tem nenhum saltinho, como queria. Fiquei feliz, contudo, porque já havia perdido todas as esperanças de conseguir algo para calçar estes meus pés de criança.

**********

Comprei um Scrabble para mim!!! Sempre via em filmes e seriados (Friends, sempre!) as pessoas jogando aquilo, sempre quis... Até Marcel, o macaco de Ross, já havia jogado Scrabble. Hoje fui à forra, e obriguei o namorado a jogar comigo. Ao menos ele gostou, e minha tirania foi atenuada. Eu ganhei, claro. Só não sei quantos "pis" - sim, a letra do alfabeto grego, 3,14! - eu escrevi para chegar à vitória...

**********

Mas vou ter que trabalhar também a obra quase transcendental da Hilda Hilst, o que está me enchendo de entusiasmo. Pode até ser uma idéia maluca. Mas é uma idéia. E veio do nada, como a idéia da minha dissertação, que ainda sonho em publicar (será que alguém se interessaria?).

**********

A propósito, vi na secretaria que o prazo para a minha defesa vai até o fim primeiro semestre de 2009. Não parece, mas passa rápido demais. E, daqui a menos de um ano e meio, eu estarei às voltas com a minha qualificação.

**********

É que viver às vezes assusta.

**********

Mas a gente lê, estuda, e aprende mais palavras para ganhar de todo o mundo no Scrabble. Nem que eu tenha que usar a palavra "sofomania". Sim, eu aprendi em Hilda Hilst.

**********

Ah! Essa não é de terça, é de domingo. Mas eu tenho que relatar... Eu chorei com o finalzinho de "Cidade dos Anjos", que já vi trezentas vezes, que eu conheço de cabo a rabo, que eu acho lindo, por mais que possam achar meloso, adocicado demais et coetera. Mas isso não foi o pior. Eu chorei com "Impacto Profundo". E copiosamente. De soluçar.

**********

Mas isso não foi o pior. Eu já havia chorado com "Impacto Profundo", uma outra ocasião. E copiosamente. De soluçar.

**********

Ah, estes hormônios...


9 Comments:

At 6:35 AM, Blogger Nelson said...

Nossa !!! Quantos episódios em um só dia !

Clarice vs. Hilda, essa peleja promete, rs

Sim, a Fnac e tudo mais que há na Barra é muito caro (água mineral 500ml 4R$ !!!)

Tomara que a mãe natureza seja bondosa com a gente nesse verão.

E um ótimo dia pra ti!
Beijo
Nelson

 
At 9:18 PM, Anonymous Anônimo said...

pra quem tava sem ter o que escrever... rs...

devem ser os hormônios mesmo... rs

beijoooooooooo

bom saber muitas novidades de você!

 
At 1:33 PM, Blogger Angélica Castilho said...

Amei, amei, amei a ideía par a tese!
Amei a descrição do Barra Shopping.
Estão indas as suas observações sobre o cotidiano.
Um beijo

 
At 2:09 PM, Anonymous Anônimo said...

O mais importante da descrição não foi dito: QUAIS CDs????

SCRABBLES??? O nome desse jogo, em português, é, singelamente, PALAVRAS CRUZADAS! Eu o tinha nos anos 1970, tá bem? Antes do Ross e da Rachel nascerem (ou, pelo menos, de se alfabetizarem)! "Shame on you", sua colonizada!

Quanto à idéia para a tese, recolho-me à minha insignificância total, absoluta e retumbante.

Beijoco!

 
At 2:11 PM, Anonymous Anônimo said...

Onde se lê "descrição", leia-se "narração".

Fica melhor?

Ai, literatas doutorandas impõe um respeito na gente que vou te contar!

 
At 2:12 PM, Anonymous Anônimo said...

MERDA!!!

ImpõeM!!!!!!!!!!

 
At 8:01 PM, Blogger devaneios said...

para quem estava sem idéias sobre o que escrever...até que seus dias foram movimentados. mas escolhendo um tópico pra comentar, Paulo Coelh, realmente é um caso a se pensar. como pode vender tanto, estar na lista? quem o lê, o edifica? Televisão faz mal à saude!
:)
bjs

 
At 8:20 PM, Blogger Livros & Literatura said...

Suzana, Hilda Hilst e Clarice será uma viagem introspectiva e bem-humorada! Excelente escolha para uma tese. Parabéns pelo blog!
Um abraço, Marcela vieira.


"Quantas pessoas começaram uma nova era em suas vidas a partir da leitura de um livro..... "

(Henry David Thoreau)

 
At 10:37 PM, Blogger r a c h e l said...

qui diliça!
eu quero ler. pode? (o pseudo-livro)
te mando o meu também, para críticas. topas?
beijo e boa semana!

 

Postar um comentário

<< Home

"A linguagem é uma pele: fricciono minha linguagem contra o outro. Como se eu tivesse palavras à guisa de dedos, ou dedos na ponta de minhas palavras." (Roland Barthes)